A França e o véu das muçulmanas

Segunda-feira a França promulgou a lei que proíbe no país o uso do véu nigab, que cobre o rosto parcialmente, ou a burca,  que cobre até os olhos com uma tela.  Mulheres que desafiam a lei estão tendo de pagar multa de 140 euros (cerca de R$ 343). Li que 57% dos franceses apoiam a lei.
Na minha opinião, é tão ridículo como obrigar evangélicas a cortar o cabelo e usar calça.  Eu também não gosto de burca. Também acho que as mulheres são subjugadas e submissas no que eu conheço da religião islâmica. Assim como acho que as mulheres evangélicas não têm de deixar o cabelo grande e vestir saia todo dia. Eu não gosto de religiões que delimitem meu modo de vestir. Mas também não gosto de governos que façam a mesma coisa.

Me lembrei de um livro que li chamado O Rosto Atrás do Véu, que conta a história de algumas mulheres americanas muçulmanas que seguiram na religião depois do 11 de setembro, especialmente aquelas que se converteram ao longo da vida. Muito interessante para esse debate. Nunca me esqueci que uma delas falava sobre como as mulheres não são muito mais livres no nosso modelo de sociedade que no delas, já que vivem sob a pressão de serem magras, lindas e boas de cama – e de como a religião  as protege disso. Nunca me convenceu de que o véu é uma boa opção. Mas me fez questionar fortemente os valores ocidentais.

2 Respostas para “A França e o véu das muçulmanas

  1. Estou adorando o blog Kellecita! Resolvi aproveitar esse post pra fazer meu primeiro comentário: aqui no Canadá, em Quebec, também existe essa lei de proibição da burca, coisa que eu também sempre achei o cúmulo. Achei ótima sua frase “Eu não gosto de religiões que delimitem meu modo de vestir. Mas também não gosto de governos que façam a mesma coisa.” Resumiu lindamente a questão. E já é a milésima vez que vejo vc falar desse tal livro das mulheres que se converteram ao islamismo. Qualquer hora vou acabar lendo.

Deixe um comentário

