O princípio Smurfette

        Vale a pena assistir esse vídeo engraçadíssimo (em inglês), publicado pelo blog Bitch Media, que chama atenção para a quantidade de personagens femininos nos filmes e desenhos animados. Em geral, o mundo do cinema é povoado por homens e uma única personagem feminina aparece para representar as mulheres – mesmo apesar de 50% do mundo real ser habitado por elas.
         Duas décadas atrás, Katha Pollitt chamou esse fenônemo de “princípio Smurfette”, já que os Smurfs são uma grande comunidade feliz de homens azuis onde existe uma única mulher (e que surge criada por um ser maligno). O vídeo cita também filmes para adultos como Transfomers e vários outros de ação. Ainda diz que as personagens femininas costumam ser coadvujantes aos homens. Quando calha de serem principais, aparecem como gostosonas estereotipadas. 
          Aplica-se às mulheres o que se chama lá fora de “token minority”. É quando se decide incluir um personagem de uma minoria (como negros ou homossexuais) para fazer de conta que o filme, ou livro etc. é super democrático.

Anúncios

Uma resposta para “O princípio Smurfette

  1. Pingback: Geena Davis fala sobre as mulheres no cinema |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s