O que as garotas aprendem com os games

A Wired publicou uma matéria falando das “lições ridículas” que as garotas aprendem com os games feitos exclusivamente para elas.  Tracey John se pergunta se os games fofos não podem ser tão ou mais preocupantes para os pais que aqueles que incitam violência e agressividade. Ela analisa alguns jogos criados para meninas de 8 a 12 anos – desenhados para fazê-las se tornar pequenas Barbies, modelos ou experts em moda e beleza. Vários estão disponíveis no Brasil. Escolhi só o top 3, pra não cansar a beleza de todo mundo:

The Clique: Diss and Make Up
 A jogadora é uma nova estudante em uma escola. Ela tem de conseguir chegar ao Pretty Comittee (o Comitê das Bonitas). Para isso, usar “fofoca, moda, e esperteza” . Coitadas das que não conseguirem.

My Boyfriend
As jogadoras escolhem roupas e maquiagem para sair, se exercitar e fofocar entre si enquanto tentam criar “a história de amor de seus sonhos”. Elas têm de escolher entre 5 garotos e tentar encontrar o “amor verdadeiro” em um deles. Nenhuma mulher pode ser completa sem um homem, é o que diz esse jogo.

 Princess in Love
Se você tinha dúvidas sobre a necessidade de um homem na vida de uma mulher, o Princess in Love está aí pra garantir que só o amor salva (e que é preciso muito trabalho para achá-lo) A ideia é vestir a princesa Isabella com roupas e acessórios, e ajudá-la a aprender boas maneiras e passos de dança. Quando ela conseguir fazer tudo isso, ela encontra o príncipe encantado.

———
Como nem tudo é de se jogar fora, a Wired identificou um jogo que parece bem legal para garotas.  O The Daring Game for Girls leva as meninas a fazer atividades como missões de espionagem, exploração em caverna, basquete etc. Também fala de mulheres famosas na história, e testa os conhecimentos com quizzes. As jogadoras que acumulam mérito nas atividades ganham viagens para Africa, Amazônia etc. Nada estereotipado, encoraja as meninas a irem atrás de aventuras. Mas será que alguém vai querer jogar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s